• CABELO E UNHAS

  • PELE

  • SAÚDE FEMININA

CABELO E UNHAS

Couro cabeludo Patologia

O que é um couro cabeludo sensível?

A sensibilidade do couro cabeludo deve-se principalmente a um desequilíbrio na produção sebácea e pode causar irritação. A poluição e o stress também são uma das causas da irritação do couro cabeludo.

Queda de cabelo Patologia

É normal perder cabelos?

A queda de cabelo é um fenomeno fisiológico normal, contudo quando existem alterações é importante procurar aconselhamento médico de modo a fazer o correto diagnóstico.

Queda de cabelo Cuidados femininos

A ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA AFETA APENAS OS HOMENS?

A alopécia androgénica afeta principalmente os homens, mas, em menor grau, também pode afetar as mulheres.

Queda de cabelo Patologia

Quem devemos consultar relativamente à queda de cabelo?

O seu médico de família ou dermatologista elimier através de um diagnóstico.

Queda de cabelo Cuidados femininos

Em que momento é que as mulheres são mais sensíveis à queda de cabelo?

Após a menopausa quando os ovários deixam de produzir estrogénio com ação protetora contra as hormonas masculinas responsáveis ​​pela queda de cabelo. Após o parto, mas a perda de cabelo normal é reversível em apenas alguns meses.

Queda de cabelo Patologia

Qual é a causa mais frequente da queda de cabelo?

Em mais de 90% dos casos, a principal causa em homens é a alopécia androgenética

Queda de cabelo Cuidados femininos

Como saber se temos ALOPÉCIA androgenética feminina?

A sua queda de cabelo é gradual. Está localizada em áreas definidas da cabeça: geralmente começa com um simples alargamento da linha central; seguidamente, espalha-se gradualmente por todo o topo da cabeça e muitas vezes concentra-se na parte de trás da cabeça, ou nas têmporas e acima das orelhas

Cabelos oleosos Couro cabeludo

Causa dos cabelos oleosos

Esta reação costuma ser constitutiva do couro cabeludo. Os homens e adolescentes, por exemplo, costumam ter cabelos mais oleosos do que as mulheres devido à sua produção hormonal. Existem soluções, portanto se o fenómeno persistir, deve consultar o seu dermatologista .

Pele Couro cabeludo

O que é a descamação?

O fenómeno da descamação consiste na eliminação das camadas superficiais da epiderme, na forma de pequenas lamelas. Também falamos de esfoliação. Essa descamação, um processo natural de renovação da pele, pode ser acelerada devido a queimaduras solares ou a uma condição da pele, tal como a psoríase.

Pele Couro cabeludo

O que é a produção sebácea?

O sebo é uma substância composta principalmente por lipídios, secretada pelas glândulas sebáceas na base dos cabelos. Misturado com o suor, protege a pele do ressecamento e das agressões externas.

Pele Couro cabeludo

O que é a produção hiperseborreia?

A hiperseborreia é um fenómeno cutâneo associado à produção excessiva de sebo, fazendo com que a pele tenha um aspeto brilhante. É a causa da pele oleosa e possivelmente a causa do desenvolvimento de acne.

Pele Couro cabeludo

O que é uma escama?

Uma escama refere-se a uma fina camada de pele que se separa da epiderme. Naturalmente, as células mortas são eliminadas na forma de pequenas escamas. No entanto, tornam-se visíveis em caso de descamação excessiva associada a dermatose cutânea (psoríase) ou inflamação do couro cabeludo (caspa).

Pele Couro cabeludo

O que é a psoriase?

A psoríase é uma doença crónica da pele. Muitas vezes manifesta-se como manchas vermelhas cobertas por escamas. A psoríase espalha-se preferencialmente para os joelhos, cotovelos, umbigo e região lombar. Também pode afetar o couro cabeludo ou as mãos e as membranas mucosas.

Couro cabeludo

O que é um folículo piloso?

Parte invisível do cabelo, que se encontra 4 mm abaixo do couro cabeludo, o folículo piloso contém o cabelo. É uma espécie de saco, também denominado folículo pilossebáceo, que envolve o bulbo capilar.

Couro cabeludo

O que é a caspa?

Sendo células mortas, a caspa pode assumir duas formas. Quando seca, ela cai nos ombros. Com gordura, é maior e mais pegajosa. A caspa é causada pelo crescimento excessivo de uma levedura que faz com que as células se renovem rapidamente.

Couro cabeludo Unhas

O que são os fâneros?

A palavra fâneros deriva do grego phanéros, que significa aparente. Assim, os fâneros designam todas as produções da epiderme que recobrem a pele e são aparentes. Cabelo e pelos corporais fazem parte dessas produções.

Couro cabeludo Patologia

O que significa ALOPÉCIA?

Alopécia é a queda de cabelo e de pelos corporais. O estágio final da alopécia é a calvície. A alopécia afeta homens, mas também mulheres. Pode ser parcial ou total. A queda de cabelo tem várias origens: hereditariedade, stress, deficiência nutricional, champôs inadequados...

Couro cabeludo Patologia

Quando falamos de ALOPÉCIA androgenética?

A queda de cabelo de origem genética é denominada alopécia androgenética. Essa alopécia, a mais comum, resulta do excesso de hormonas masculinas, os andrógenos. Denominada calvície comum, a alopécia androgenética por vezes manifesta-se muito cedo, por volta dos 18 anos de idade.

Patologia

Andrógenos

Os andrógenos são hormonas masculinas, secretadas pelos testículos, pelos ovários e pelas glândulas suprarrenais acima de cada rim. A testosterona é o andrógeno mais ativo. A queda de cabelo de origem genética deve-se, portanto, à influência dessas hormonas masculinas.

Unhas Patologia

Quando falamos de unhas quebradiças ou partidas?

Uma unha quebradiça ou partida é o resultado do enfraquecimento da sua estrutura. As diferentes camadas de queratina que constituem a unha são subdivididas ou fragmentadas por diferentes motivos: uso de tesouras ou cortadores de unha, cosméticos inadequados, exposição repetida a detergentes, deficiência alimentar, imersão prolongada da unha na água...

Unhas Patologia

O que é uma unha mole?

A unha macia dobra e rasga facilmente: precisa de proteção extra. A sua origem está frequentemente ligada à falta de vitaminas e minerais na alimentação diária. Também pode ser o resultado de problemas de saúde. A solução: aplique um endurecedor hidratante para restaurar as pontes de junção entre as diferentes placas de queratina.

Unhas Patologia

O que é uma unha estriada?

Uma unha estriada pode-o ser longitudinal ou transversalmente. Esses defeitos são o sinal de envelhecimento da unha, de uma doença de pele (psoríase micose...) ou má circulação sanguínea. Essas ranhuras enfraquecem a unha, tornando-a feia. O tratamento envolve o uso de um verniz de preenchimento para recobrir a superfície da unha.

PELE

Pele Couro cabeludo

O que é um dermocosmético?

Um produto dermocosmético é aplicado localmente na pele, no couro cabeludo e no cabelo. Combina ação cosmética e dermatológica. Os tratamentos dermocosméticos são formulados para preservar a saúde e a beleza da pele e dos cabelos. Eles ajudam a hidratar a pele seca, a tratar a caspa, a aliviar a psoríase...

Pele

O que é a derme?

A derme composta é a camada abaixo da epiderme e acima da hipoderme. É composto por fibras de colágeno e elásticas, que conferem resistência e elasticidade à pele. Também atua como reservatório de hidratação graças às moléculas que captam água: GAGs (glico-amino-glicanos).

Pele

O que é a epiderme?

A epiderme é a camada mais externa da pele. Ele está localizado acima da derme. Sendo impermeável, a epiderme é a primeira defesa contra as agressões externas.

Pele

O que é o filme hidrolipídico?

O filme hidrolipídico é um filme protetor que cobre toda a superfície da pele. É constituído principalmente por suor, sebo e água e tem como principal função defender a pele das bactérias. Em suma, para atuar como uma barreira protetora externa. Também permite que a pele retenha flexibilidade e hidratação.

Pele Pele danificada

O que é a atopia?

A atopia é uma predisposição hereditária do sistema imunológico para desenvolver reações de hipersensibilidade. A atopia manifesta-se em diferentes formas: rinite, asma, conjuntivites, alergias alimentares. Essa predisposição também pode ser expressa através da dermatite atópica.

Pele Pele danificada

O que é dermatite atópica?

A dermatite atópica, também denominada eczema atópico, é caraterizada por secura constitucional e inflamação associadas a prurido em períodos de crise. Presente em pessoas geneticamente predispostas, essa dermatose é de origem alérgica e afeta 20% das crianças nos países industrializados.

Pele Vermelhidão

O que é a rosácea?

A rosácea é uma manifestação cutânea no rosto associada à couperose. É caraterizada pelo aparecimento de vermelhidão associada a espinhas, principalmente no nariz, queixo, testa e bochechas. A rosácea também é denominada acne rosácea.

Acne Patologia

O que é acne inflamatória?

A acne inflamatória é uma forma comum de acne associada à inflamação de microquistos e pontos negros. É, portanto, um agravamento da acne retencional que se manifesta pelo aparecimento de espinhas (pústulas, pápulas, nódulos e quistos nodulares).

Acne Patologia

O que é acne retencional?

Forma comum de acne, a acne retencional é caraterizada pela presença de lesões retencionais resultantes da hiperqueratinização do duto pilossebáceo. Existem dois tipos de lesões retencionais: pontos negros e microquistos (pontos negros abertos e fechados).

Acne Patologia

O que são os pontos negros?

O ponto negro é uma acumulação excessiva de sebo, secretado pela glândula sebácea, e que preenche os poros da pele. Existem três tipos de pontos negros, incluindo o ponto negro aberto: a parte em contacto com o ar oxida e torna-se preta. 

Acne Patologia

O que é um produto matificante?

Um produto matificante reduz o aspeto brilhante da pele, absorvendo as secreções sebáceas e limitando a produção sebácea. E isto, em particular graças à presença de vitaminas e zinco que neutralizam o brilho na fonte, ou a tecnologias que desobstruem o núcleo dos poros. Pode assumir a forma de pó, base ou emulsão.

Acne Patologia

O que é a inflamação?

A inflamação é a reação de defesa imunológica do organismo a um ataque: infeção, queimadura, alergia... Na pele, pode ser caraterizada pela presença de vermelhidão, inchaço, calor ou mesmo irritação.

Acne

Adstringente

Um adstringente tem a propriedade de secar e endurecer os tecidos. Uma substância adstringente pode ser usada pelas suas propriedades antissépticas. O uso indevido de sabonetes adstringentes pode por vezes causar o ressecamento da pele. Neste caso, devem ser substituídos por sabonetes untuosos, adequados para peles secas.

Acne Pele danificada

O que é a ictiose?

Uma condição da pele, a ictiose é caraterizada por secura grave da pele e pela presença de escamas. A pele também parece áspera ao toque. A ictiose resulta do espessamento anormal do estrato córneo, a camada mais externa da epiderme.

Pele seca

O que é a xerose?

A xerose é o termo dermatológico para a secura excessiva da pele. É caraterizada por uma pele áspera, à qual falta flexibilidade.

Pele Vermelhidão

O que é a couperose?

A couperose é um estado permanente de vermelhidão localizado em determinadas áreas localizadas do rosto, tal como no nariz ou nas bochechas. Está ligada à dilatação dos vasos sanguíneos. A couperose é um agravamento da eritrose, caraterizada pelo aparecimento de vermelhidão difusa

Pele Vermelhidão

O que é a eritrose?

A eritrose apresenta-se como uma vermelhidão difusa e persistente na face. Ocorre após agressões externas, ta como a depilação ou variações de temperatura. Ela manifesta-se principalmente no nariz, queixo, testa ou até mesmo nas bochechas.

SAÚDE FEMININA

Higiene Cuidados femininos

Que tratamento existe para o prurido NA ZONA ÍNTIMA?

Dependendo da causa do prurido, vaginal ou vulvar, o seu médico pode recomendar produtos adequados (anti-infeciosos ou um creme dermatológico). Para acompanhar o seu tratamento, recomenda-se o uso de produtos de higiene íntima específicos com ingredientes ativos com uma ação calmante.

Higiene Cuidados femininos

Como prevenir o prurido vaginal nas mulheres?

O primeiro passo é evitar a recorrência e adotar as ações corretas. A primeira delas é usar produtos de higiene íntima adequados. Em todos os casos, é fundamental consultar um profissional de saúde. Na verdade, o formigamento sentido na área íntima não é necessariamente devido à infeção por fungos. Daí a importância de consultar um médico. Apenas ele poderá receitar um tratamento medicamentoso adaptado à patologia.

Gravidez Cuidados femininos

Como é que as estrias se formam?

As estrias parecem pequenas cicatrizes na superfície da pele. As estrias emergentes são vermelhas/roxas. Com o tempo, eles desenvolvem-se para listas brancas.

Gravidez Cuidados femininos

Como reduzir as estrias?

A melhor forma de combater as estrias é evitar que se formem. Para tal, devemos evitar o efeito de perder e recuperar peso muito rapidamente, adotando um estilo de vida saudável e praticando atividade física regular.

Gravidez Cuidados femininos

O que é a queda de cabelo pós-parto?

Esta queda de cabelo é típica do período pós-parto. À medida que os níveis do hormonas da gravidez voltam ao normal, as alterações que elas desencadeiam no corpo vão se atenuando gradualmente e o cabelo volta ao estado normal.

Queda de cabelo Cuidados femininos

Quanto tempo dura a queda de cabelo pós-parto?

A duração da queda de cabelo pós-parto varia entre as mulheres. Geralmente dura cerca de três meses e o cabelo começa a crescer cerca de seis meses após o parto. Volta ao normal cerca de 12 meses após o parto.

Menopausa Cuidados femininos

O que são distúrbios da menopausa?

A menopausa é um fenómeno natural; não é uma doença. O termo menopausa significa etimologicamente "parar a menstruação" e refere-se ao período em que os ovários param de produzir hormonas reprodutivas: estrogénio; progesterona.

Menopausa Cuidados femininos

A partir de que idade começa a menopausa?

Geralmente, a menopausa inicia-se por volta dos 50 anos.

Equilíbrio íntimo Cuidados femininos

Quando falamos de uma infeção urinária?

As infeções urinárias afetam o sistema urinárioe são normalmente encontradas na bexiga, na uretra ou nos rins. A inflamação é frequentemente causada por bactérias no trato digestivo (E. Coli) que infetam o trato urinário a partir do ânus.

Equilíbrio íntimo Cuidados femininos

As diferentes infeções urinárias

As infeções urinárias podem permanecer localizadas no trato urinário inferior (não sobem para a bexiga), falamos de cistite para a bexiga ou uretrite para a uretra. Por vezes, os germes invadem as vias urinárias até aos rins. Tal é denominado pielonefrite. Se a próstata for afetada, tal é denominado prostatite.

Equilíbrio íntimo Cuidados femininos

Podemos prevenir as infeções urinárias?

Sim, e a prevenção envolve ações simples: evite limpar-se com o papel higiénico de trás para a frente, evite duches vaginais (que alteram a flora vaginal), beba muita água, urine antes e depois das relações sexuais, não use roupas muito justas e prefira roupas íntimas de algodão.