Estrutura do cabelo

Estrutura do cabelo

DE QUE É FEITO O NOSSO CABELO?

O nosso cabelo é composto por 95% de queratina e possui uma estrutura complexa composta por várias camadas. A sua parte visível, que gostamos de manter brilhante e macia, está na verdade biologicamente morta: os nossos cabelos crescem a partir da única parte que se mantém viva, ou seja, a raiz inserida no couro cabeludo.


Tal como as unhas e os pelos do corpo, o cabelo é principalmente composto por queratina, uma substância proteica rígida e fibrosa. Um cabelo normal contém entre 120 000 e 150 000 fios de cabelo, ou cerca de 250 fios de cabelo por cm2 de couro cabeludo, cada um com um diâmetro médio variando entre 50 e 100 micrómetros.

O cabelo é constituído por duas partes: a raiz e a haste.

structure-cheveu-TB4-01.png

A raiz ou bulbo capilar

Esta é a parte viva do cabelo. Está inserida num folículo piloso, aproximadamente 4 mm abaixo do couro cabeludo. Inclui várias zonas, todas essenciais para a vida do cabelo:

A papila dérmica:  irrigada por uma fina rede de vasos sanguíneos, transporta para o cabelo todos os nutrientes de que necessita. É também o "cérebro" do cabelo: supervisiona a produção das diferentes células capilares que ocorrem na matriz.

A matriz:  os queratinócitos, as principais células do cabelo, multiplicam-se aqui e enchem-se de queratina. A matriz também abriga os melanócitos, que produzem os pigmentos que dão cor ao cabelo (melanina).

A bainha radicular:   dividida em duas camadas (bainha radicular interior e bainha radicular exterior), ajuda a manter e orientar a haste capilar na sua formação, porque esta última ainda é macia nesta fase.

A glândula sebácea:  localizada sob a pele perto do couro cabeludo e situada ao lado do folículo piloso, segrega sebo. Esta substância é essencial para proteger a saúde do cabelo, nutrindo-o e mantendo-o macio e com brilho.

structure-cheveu-TB4-02.png

A haste

A haste é a parte visível do cabelo, mas está biologicamente morta: é constituída por células mortas cheias de queratina. É formada por três camadas concêntricas:

A medula: uma substância mole localizada no centro da haste, composta por células aglomeradas sem núcleo.

–  O córtex: que envolve a medula e representa 80 a 90% do peso do cabelo. É composto por dois tipos de fibras queratínicas, horizontal e vertical, que tornam os fios flexíveis e fortes. O córtex também contém os pigmentos de melanina que dão cor ao cabelo.

A cutícula: é a camada mais externa do cabelo e é formada por escamas de queratina incolores que se sobrepõem como telhas de um telhado, ligadas por um cimento intercelular rico em lípidos. Embora muito fina, a função da cutícula é proteger o córtex: é a primeira linha de defesa contra as agressões externas diárias (água, sujidade, luz solar, vento, etc.). É o estado do seu cabelo que dita a sua textura e brilho, por isso, cuidar dele é essencial.

structure-cheveu-TB4-03.png

Bailleul em NÚMEROS

250

Autorizações de introdução no mercado de medicamentos (a nível mundial).

x

56

Países e 16 filiais

x

100%

Empresa familiar