O que é que provoca a queda de cabelo?

O que é que provoca a queda de cabelo?

A queda de cabelo é normal. No entanto, pode agravá-la com a adoção de maus hábitos. Nós explicamos!

Em média, perdemos entre 50 e 100 fios de cabelo por dia. Certos fatores podem, por vezes, agravar a queda de cabelo. Outros elementos, como a alopecia androgenética crónica, provocam igualmente uma queda de cabelo significativa. Esta está ligada a uma sensibilidade excessiva dos folículos pilosos às hormonas masculinas. Porém, muitos outros fatores podem contribuir para agravar uma alopecia existente. Descubra quais os hábitos a alterar para limitar a queda de cabelo.

Queda de cabelo associada a uma alimentação inadaptada

Uma alimentação equilibrada contribui para um cabelo saudável. Proteínas, ferro, zinco... todos estes nutrientes são essenciais. Em caso de carência alimentar, os cabelos podem tornar-se rapidamente frágeis, secos, baços e quebradiços. Existe então um risco uma queda de cabelo significativa. Para combater a queda de cabelo, opte por alimentos ricos em proteínas, tais como o queijo e a soja. A ingestão de lentilhas permite-lhe igualmente obter vitaminas B, zinco e enxofre.

facteurs-chute-cheveu-TB4-01.png

Queda de cabelo causada pelo stress

As situações de stress provocam a libertação de uma série de hormonas no organismo. Com o passar do tempo, este fenómeno tem um efeito negativo no nosso organismo e, em particular, na queda de cabelo.1

Certas situações podem igualmente provocar um choque emocional (luto, divórcio...), e desencadear a queda de cabelo, agravar uma alopecia androgenética já existente. É de notar que este agravamento pode ocorrer vários meses após o choque e explica-se, tal como o stress, pelo aumento da secreção da hormona androgénica.

facteurs-chute-cheveu-TB4-02.png

A maternidade, uma montanha russa para o seu cabelo

A gravidez e o parto provocam grandes alterações hormonais, nomeadamente um aumento da produção de estrogénios. Esta favorece o crescimento do cabelo e diminui a probabilidade de queda. Após o parto, o estrogénio diminui, o que pode resultar numa queda do cabelo. Não entre em pânico, é temporário. Após alguns meses, o cabelo voltará à sua densidade normal.

facteurs-chute-cheveu-TB4-03.png

Os contracetivos podem causar uma queda de cabelo

Como já observámos, as hormonas têm uma influência direta na saúde e na queda do cabelo. Por conseguinte, os contracetivos podem ser benéficos para o seu cabelo e abrandar a alopecia ou ter o efeito contrário. Por conseguinte, é aconselhável discutir este assunto com o seu ginecologista ou médico de família, aquando da prescrição da sua pílula contracetiva.

facteurs-chute-cheveu-TB4-04.png

A menopausa fragiliza o seu cabelo

Durante a menopausa, o organismo sofre grandes alterações hormonais, nomeadamente, uma diminuição dos níveis de estrogénio2. Ao longo da vida, esta hormona compensou parcialmente os efeitos das hormonas masculinas, reduzindo o risco de alopecia nas mulheres. Na menopausa, o risco de queda de cabelo, ou mesmo de desencadeamento de alopecia androgenética, aumenta.

A queda de cabelo devido à mudança de estações do ano

Já deve ter reparado que quando chega o outono e a primavera, tem tendência a perder mais cabelo do que o normal. Pode tratar-se de alopecia sazonal devido às mudanças de temperatura e de luminosidade. Durante este período, pode perder mais de uma centena de fios de cabelo por dia. Estes períodos de transição entre estações duram, em média, entre 4 e 6 semanas.

O colesterol, causa a queda de cabelo?

Embora não esteja totalmente compreendida, existe uma ligação entre o excesso de colesterol mau e a alopecia androgenética. As pessoas com níveis elevados de colesterol são mais frequentemente afetadas pela alopecia androgenética3. A comunidade científica continua a debater a questão e estão a ser realizados estudos.

Queda de cabelo e tratamentos medicamentosos

Numerosos medicamentos podem causar alopecia medicamentosa. O primeiro tratamento de que nos recordamos é a quimioterapia. Mas outros tipos de medicamentos podem igualmente provocar uma queda de cabelo significativa: certos antidepressivos, anti-hipertensivos... devemos salientar que esta situação é reversível. O cabelo volta a crescer quando se cessa o tratamento.

1. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022202X15309635#bb0030 2.https://www.chu-toulouse.fr/qu-est-ce-que-les-oestrogenes-et-a 3.The ‘bald’ phenotype (androgenetic alopecia) is caused by the high glycaemic, high cholesterol and low mineral ‘western diet’ - ScienceDirect

Bailleul em NÚMEROS

250

Autorizações de introdução no mercado de medicamentos (a nível mundial).

x

56

Países e 16 filiais

x

100%

Empresa familiar