Qual a alimentação a privilegiar para um cabelo mais forte?

Qual a alimentação a privilegiar para um cabelo mais forte?

Ao incluir determinados nutrientes na sua alimentação, pode melhorar a sua saúde capilar e ajudar a combater, designadamente, a queda de cabelo.

Constata que o seu cabelo está baço, quebradiço ou que está a perder mais cabelo do que o habitual? O problema pode estar na sua alimentação. Para além de uma série de outros fatores que podem agravar a queda de cabelo, a alimentação desempenha um papel fundamental na sua saúde capilar.

Mas quais os nutrientes e alimentos a privilegiar para um cabelo forte? Dizemos-lhe mais sobre esta matéria.

Uma alimentação rica em vitaminas para fortalecer o seu cabelo

De todas as vitaminas conhecidas, aquelas do grupo B e D são certamente as mais interessantes para melhorar a saúde do seu cabelo. Sabe-se, por exemplo, que uma carência em vitamina B8 pode resultar na queda de cabelo.
Para ter um cabelo bonito, é do seu interesse incluir estes elementos na sua alimentação. É apenas uma questão de saber onde os encontrar. De um modo geral, as diferentes formas de vitamina B encontram-se principalmente na carne, no peixe e nas vísceras. A vitamina B8 encontra-se também na gema do ovo, nos frutos secos, na couve-flor, nas bananas e nos cogumelos.

A vitamina D demonstrou igualmente desempenhar um papel no funcionamento do ciclo capilar. Foi detetada uma carência vitamina D em pacientes que sofrem de queda de cabelo1. Assim, uma alimentação equilibrada pode ajudar a manter o cabelo saudável. A vitamina D encontra-se na alimentação, nomeadamente nos peixes gordos, nos ovos e no queijo fresco2, mas também é conhecida como a vitamina do sol, porque o corpo humano a sintetiza naturalmente sob o efeito dos raios UV.

Ferro e magnésio para combater a queda de cabelo

Para reforçar ainda mais a sua saúde capilar e combater, nomeadamente, a queda de cabelo, são essenciais dois microelementos: o magnésio e o ferro.

O magnésio ajuda a combater um dos fatores que pode provocar a queda de cabelo: o stress. O magnésio tem um efeito calmante que pode atenuar as situações de stress intenso e limitar o respetivo impacto no seu cabelo. Além disso, o magnésio, tal como outros nutrientes (zinco, cálcio, etc.), contribui para a beleza do seu cabelo. O magnésio encontra-se em vários alimentos: cacau, sementes, oleaginosas, legumes, marisco, etc.

O ferro, por seu lado, contribui para a nutrição e a oxigenação das células de reprodução do cabelo, facilitando a circulação sanguínea no couro cabeludo. Para se nutrir em ferro na sua alimentação, recorra aos frutos secos, às vísceras e às carnes vermelhas.

Os aminoácidos como a cistina3 ou ainda os microelementos como o zinco contribuem igualmente para o reforço da vitalidade do seu cabelo. Em princípio, uma alimentação equilibrada deve permitir-lhe repor estes elementos de forma natural. A toma de suplementos alimentares uma ou duas vezes por ano, aquando da mudança de estação, pode, porém, ajudar a compensar eventuais carências.

É bom saber

As dietas estritamente vegetarianas, que excluem a carne, o peixe e as vísceras da alimentação, podem provocar carências em ferro, zinco e vitaminas do grupo B. O pode afetar gravemente a sua saúde capilar. Se for este o seu caso, não hesite em recorrer a suplementos alimentares que contenham estes elementos.

1. Saini, K, Mysore, V. Role of vitamin D in hair loss: A short review. J Cosmet Dermatol. 2021; 20: 3407– 3414. https://doi.org/10.1111/jocd.14421 2. https://www.data.gouv.fr/fr/datasets/table-de-composition-nutritionnelle-des-aliments-ciqual/#:~:text=Description,sel%2C%20vitamines%2C%20min%C3%A9raux%E2%80%A6) 3 "Let Food be Thy Medicine": Value of Nutritional Treatment for Hair Loss Ralph M Trüeb 1 Int J Trichology. 2021 Nov-Dic;13(6):1-3. doi: 10.4103/ijt.ijt_124_20

Bailleul em NÚMEROS

250

Autorizações de introdução no mercado de medicamentos (a nível mundial).

x

56

Países e 16 filiais

x

100%

Empresa familiar