Fungo nas unhas (pés e mãos): reconhecendo e tratando a infeção

Fungo nas unhas (pés e mãos): reconhecendo e tratando a infeção

O fungo das unhas, também chamado de onicomicose, é uma infeção fúngica que afeta as unhas dos pés e das mãos. Pode causar dor, comichão e descoloração das unhas. Reconhecer os primeiros sinais de infeção fúngica dos dedos do pé do pé ou da mão é fundamental para garantir a saúde geral da área. Explicações.

Reconhecer uma micose da unha do pé ou da mão.

Sabia que…? As unhas dos pés são infetadas 10 vezes mais frequentemente do que as unhas das mãos. Cerca de 60 a 80% dos casos são causados por uma sucessão de dermatófitos ungueais, microfungos que causam infeções fúngicas das queratinas da pele e das unhas.

Os sintomas de fungos nas unhas incluem descoloração das unhas, espessamento da unha, deformidade da unha e separação da unha do leito ungueal. No processo de descoloração, são observadas unhas amareladas ou mesmo unhas pretas causadas por detritos sob a unha que se acumulam e escurecem a área afetada. A unha preta do pé ou da mão pode ser causada por múltiplos fatores (choques, melanoma, pressão no dedo do pé, fungo, etc.), o melhor é consultar um médico para saber a origem.


Tratamento de fungos nas unhas

O tratamento para fungos nas unhas depende da gravidade da infeção. Uma avaliação inicial com o seu médico permitirá que adote o tratamento medicamentoso adequado, seja antifúngicos orais, antifúngicos tópicos ou tratamentos a laser em determinados casos.

Em casa, depois da piscina ou do ginásio, integre facilmente na sua rotina diária de tratamento um gel suave para uma higiene excelente da pele, pés e unhas.


No quotidiano:

● Mantenha as unhas limpas e secas, pré-lavadas com gel suaveque limpa e protege a pele sensível, propensa a micoses.

● Lave as unhas com uma escova de unhas, que limpará após o uso.

● Corte as unhas regularmente para evitar unhas encravadas

● Use sapatos bem ajustados e respiráveis

● Use meias de algodão

● Evite andar descalço em lugares públicos

● Evite compartilhar itens pessoais, como corta-unhas ou sapatos.

● Massageie regularmente as cutículas com um óleo de cutículas para hidratar e amaciar a pele.


Fontes :

● Le Manuel MSD, Onychomycose (Tinea Unguium), par Chris G. Adigun , MD, Dermatology & Laser Center of Chapel Hill, 2021.

● Le Manuel MSD, Revue générale de dermatophytoses, par Denise M. Aaron , MD, Dartmouth Geisel School of Medicine, 2021.

● Vidal, Comment soigner une mycose de l’ongle, 2018

Bailleul em NÚMEROS

250

Autorizações de introdução no mercado de medicamentos (a nível mundial).

x

56

Países e 16 filiais

x

100%

Empresa familiar