Queda de cabelo e stress, estarão relacionados?

Queda de cabelo e stress, estarão relacionados?

Como relacionar a queda de cabelo e o stress?

A ansiedade e o stress ocasionais fazem parte da nossa vida. Ao contrário da ansiedade[i], que pode ser descrita como um estado de espírito para enfrentar diferentes tipos de situações e a vida em geral, o stress[ii] é a resposta física ou mental a uma causa externa.

De facto, é frequente que as dificuldades comuns do dia a dia, como problemas de trabalho ou de família, saúde, dinheiro, causem stress. Estes fatores de stress ocasional podem ser episódios isolados ou de curto prazo, ou podem aparecer várias vezes ao longo do tempo. Infelizmente, a própia queda de cabelo pode causar stress, ativando um ciclo vicioso.

No que diz respeito às ligações entre o stress psicológico e a queda de cabelo, podem ser distinguidos diferentes níveis de interações:

• stress agudo ou crónico como um indutor primário de eflúvio telógeno,

• stress agudo ou crónico como fator agravante num distúrbio da queda de cabelo cuja patogénese primária é de natureza endócrina, tóxica, metabólica ou imunológica (por exemplo, alopecia androgénica, alopecia areata),

• stress como um problema secundário, em resposta à queda de cabelo anterior. Também pode contribuir para a perpetuação ou agravamento da queda de cabelo e induzir um ciclo vicioso que se auto prepetua.

"O stress psicológico tem efetivamente um impacto real na queda de cabelo. Ao lutar contra os elementos que causam stress, o corpo inibe o crescimento do cabelo, resultando na libertação de várias hormonas no sangue (androgénios). [iii] Os androgénios são o principal regulador dos folículos capilares humanos, alterando pequenos folículos “vellus”, transformando pequenos pelos praticamente invisíveis em folículos intermédios e terminais maiores, os pelos pigmentados. Os androgénios também podem inibir o crescimento do cabelo do couro cabeludo, causando alopecia androgenética. Os androgénios atuam dentro do folículo para alterar as interações tecido conjuntivo mesenquimal-célula epitelial, alterando o tempo de crescimento do cabelo, o tamanho da papila dérmica e a atividade das células da papila dérmica, queratinócitos e melanócitos. [iv]"

O ciclo de crescimento capilar

O ciclo de crescimento capilar tem três fases distintas: fase anágena, catágena e telógena.

A fase anágena é a fase de crescimento, que dura entre 3 a 7 anos dependendo do sexo e do indivíduo. Durante a fase anagéna, o cabelo cresce regularmente cerca de 1 cm por mês. Nesta fase, a raiz do cabelo incha e enche o folículo piloso e os novos queratinócitos são produzidos na matriz. Empurram os mais velhos para fora, alongando o cabelo. Cerca de 85% dos pelos encontram-se em fase de crescimento. [v]

A fase catágena é a fase de transição. Dura entre 3 a 4 semanas, durante as quais os queratinócitos do bulbo degeneram-se. O cabelo para de crescer e desprende-se da base do folículo. O bulbo do cabelo começa a quebrar, fazendo com que o folículo se torne mais curto. Em média, 1% dos folículos estão na fase catágena.

A fase telógena é a fase de descanso, com duração de 3 a 4 meses. Durante esta fase, o cabelo não cresce mas permanece preso ao folículo. O cabelo cai naturalmente, como consequência do massajar do couro cabeludo e do escovar do cabelo. Aproximadamente 10-15% dos folículos encontram-se nesta fase. No final da fase telógena, o folículo piloso volta à fase anágena, um novo ciclo começa, e dá-se início à formação de um novo cabelo.

Além disso, o número de ciclos capilares é limitado: cerca de 25 ciclos durante toda a vida nos seres humanos.

Alguns estudos científicos recentes mostraram que o stress emocional modifica o ciclo capilar, encurtando a fase anágena do crescimento e desencadeando prematuramente a fase catágena da "morte" do cabelo. O stress emocional também causa a secreção de citocinas que causam uma reação inflamatória perifolicular. [vi] É por isso que o cabelo começa a cair 4-6 meses após a exposição ao stress.



[i] National Institute of Mental Health, Anxiety Disorders, available at: https://www.nim h.nih.gov/health/topics/anxiety-disorders

[ii] National Institute of Mental Health, I’m So Stressed Out! Fact Sheet, available at: - https://www.nimh.nih.gov/health/publications/so-stressed-out-fact-sheet

[iii] Hadshiew I.M. et al., Burden of Hair Loss: Stress and the Underestimated Psychosocial Impact of Telogen Effluvium and Androgenetic Alopecia, Journal of Investigative Dermatology, 2004;123:455-457. Available at: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022202X15309635#bb0030 Last access: June 8th, 2022.

[iv] Randall VA. Androgens and hair growth. Dermatol Ther. 2008 Sep-Oct;21(5):314-28.doi: 10.1111/j.1529-8019.2008.00214.x. PMID: 18844710.

[v] Nikfar S., et al., Hair. In: Encyclopedia of Toxicology, 2014.

[vi] Cheveu, vieillissement et environnement : aspects fondamentaux. D’après la communication du Pr U. Blume-Peytavi. Ann Dermatol Venereol, 2009;136:S20-2.

Bailleul em NÚMEROS

250

Autorizações de introdução no mercado de medicamentos (a nível mundial).

x

56

Países e 16 filiais

x

100%

Empresa familiar